Relato de Parto 1

Relato de Parto 1 – A PREPARAÇÃO FÍSICA: GESTAÇÃO DE 21 MESES

Por Lilian Sarli

  

Normalmente pensamos em gestação como um período de nove meses, mas se pensarmos que gestação, do latim "gerere" ou gerar, é todo o processo, inclusive a preparação física e psicológica, então a minha durou 21 meses.

No princípio, as duas únicas coisas que eu sabia era que eu queria um parto normal (não conhecia o parto natural/humanizado) e que eu me prepararia fisicamente para o parto. Sempre fui adepta a atividade física, mas para a gestação foi preciso fazer um trabalho mais específico.

Como sou da área da saúde, de alguma forma eu sabia que o parto normal seria mais fisiológico e era menos agressivo que uma cirurgia de cesárea, e que seria uma ótima escolha para mim e para meu bebê. Como sou Fisioterapeuta, depois de estudar sobre estabilização segmentar e assoalho pélvico, alterações no corpo da mulher e indicações e benefícios dos exercícios físicos na gestação, sabia da importância de uma preparação física para a gestação, parto e pós-parto.

A partir do planejamento para minha gravidez e a prática da minha preparação física, foi criado o programa GESTAÇÃO SAÚDE.

 

Fase PRÉ-GRAVIDEZ

 

Dentro do programa criado pelo GESTAÇÃO SAÚDE, fiquei um ano me preparando fisicamente.

A preparação incluiu prevenção e tratamento com as técnicas de Osteopatia e RPG (Reeducação Postural Global) para liberação de todas as estruturas articulares, tecidos moles (músculos, fáscias, nervos, cápsulas e ligamentos) e os órgãos (vísceras e órgãos sexuais) do corpo.

O programa GESTAÇÃO SAÚDE também incluiu a parte de exercícios físicos. Para alongamento e fortalecimento dos músculos em geral foi utilizado o  Pilates Clínico e para o assoalho pélvico (músculo períneo) foi utilizado técnicas específicas importantes para a estabilização muscular do corpo na gestação e no pós-parto e para o trabalho de parto e expulsivo (com sua contração muscular e relaxamento, e contração de valsalva).

Quando todo sistema corporal fica em harmonia (dentro e fora) ele pode se adaptar melhor as transformações corporal da gestação.

 

  

 

 

Fase GESTAÇÃO

 

Durante os nove meses da gestação continuei a prevenção e tratamento com Osteopatia e RPG, Pilates Clínico e exercícios específicos para o períneo. Entretanto, cada fase da gestação (0-3 meses, 3-6 meses e 6-9 meses e o 9o mês específicamente) respeitei os limites do meu corpo e foi abordado um programa diferente de acordo com as alterações que ocorrem durante cada uma dessas fases.

O programa de preparação física do GESTAÇÃO SAÚDE estava excelente para um parto normal, mas ficou completo quando no 5o mês de gravidez assisti o filme “O Renascimento do Parto”. Foi através deste filme que eu tive conhecimento da violência obstétrica e das diferenças entre cesárea, parto normal e parto natural/humanizado. E felizmente eu conheci o mundo humanizado. Logo, toda minha preparação física fez mais sentido ainda, pois é no parto natural/humanizado que o corpo da mulher tem total liberdade para exercer o que sabe: parir! **

        

Através de toda a preparação física específica do GESTAÇÃO SAÚDE o corpo atinge seu maior nível de excelência no trabalho de parto, uma vez que potencializa a fisiologia natural do corpo: o corpo fica livre de qualquer disfunção (que “trava” o corpo e pode causar dor e desconforto), se adapta melhor na dilatação das articulações para a passagem do feto e otimiza a musculatura do assoalho pélvico trabalhando de forma eficaz em sua elasticidade e força.

Através da minha querida equipe (Obstetra Mariana Simões, Neonatologista Ana Paula Caldas, Doula Lara Gordon e equipe de foto/filmagem Além d’Olhar Fotografia), que estavam ao meu lado, tive um parto maravilhoso e respeitoso, e através do programa GESTAÇÃO SAÚDE consegui potencializar toda minha capacidade de mulher para parir.

  

** O programa GESTAÇÃO SAÚDE é importante para qualquer mulher que pretende engravidar ou já está grávida, independentemente do tipo de parto: cesárea, normal ou natural/humanizado. Isto porque, todas as mulheres que engravidam passam pelas mesas transformações e sobrecargas corporais, inclusive relacionado ao períneo. Estudos apontam que o enfraquecimento do períneo no pós-parto não está relacionado diretamente ao parto vaginal e sim pela sobrecarga excessiva exercida sob o períneo durante os nove meses de gestação, isto é, seja parto vaginal ou cesáreas.

 

Fase PÓS-PARTO IMEDIATO

 

O período da quarentena, que envolve articulações do quadril dolorida (sínfise púbica, principalmente), edema de vulva, distensão de períneo e frouxidão dos músculos do abdome (podendo envolver diástase abdominal), teve uma atenção especial.

Exercícios de respiração, de mobilização de quadril e coluna vertebral, de relaxamento do assoalho pélvico e exercícios de estabilização segmentar foram feitos com cautela, principalmente para retomar o movimento de contração de períneo e musculatura abdominal, fundamentais para a recuperação no pós-parto imediato.

 

 

Fase PÓS-PARTO TARDIO

 

Após a quarentena, esta fase envolveu completa recuperação do corpo com a volta dos exercícios que eram feitos antes e durante a gestação.

A recuperação pós-parto é muito importante para manter um corpo saudável e equilibrado. Além da auto-estima da mulher não ficar prejudicada após o nascimento do bebê e o corpo poder se reorganizar após tantas alterações estruturais e hormonais, é muito importante o contato mamãe-bebê.

Os exercícios do programa GESTAÇÃO SAÚDE envolve a intimidade da mamãe e do bebê. Com diversão é possível praticar atividade física e ficar agarradinho com o seu bebê. É o que acontece até hoje comigo após nove meses do nascimento da Laís. Nós nos exercitamos e nos divertimos ao mesmo tempo, trocando beijos e carinhos.

 

  

 

Mamãe: Lilian Sarli Tamura

Filha: Laís Sarli Tamura 

Laís nasceu empelicada com 39 semanas e 4 dias, no dia 11/12/13, as 21:26 hrs, com 2655 g, 49,5 cm e Apgar 09/10.

 

Leia: RELATO DE PARTO 2.

 

Fisioterapeuta Dra. Lilian Sarli

Mestra pela Unicamp / Ortopedia e Medicina Esportiva
Crefito: 123955 - F
 
Gestação Saúde

Paulínia - (19) 3874-2134 / (19) 99267-3331
São Paulo - (11) 3938-1444 / (11) 98607-3430

 

 

 

 

SFbBox by cox plate

Envie um e-mail