Exercício Abdominal x Gravidez

EXERCÍCIOS ABDOMINAIS NA GRAVIDEZ É SAUDÁVEL!?

 

Exercício abdominal na gestação parece ser simples. Basta contrair o abdome e erguer o tronco do solo para fortalecer a região. Errado. A gestação requer muito cuidado com este exercício.

 

A musculatura abdominal, especificamente o transverso do abdome, tem relação direta com o períneo (músculos do assoalho pélvico). A ativação das fibras musculares destes dois músculos é feita conjuntamente.

 

O períneo forma uma estrutura no assoalho pélvico como se fosse uma rede de sustentação. Tudo que está acima dele, pesa sobre ele.  Durante a gestação, esta musculatura, além de sustentar os órgãos internos (bexiga, útero, intestino) é sobrecarregado pelo peso do útero que agora tem um bebê em crescimento.

 

Por ser um músculo como outro qualquer, o períneo, se não estiver bem treinado (na fase pré-gravidez) pode sofrer de fadiga muscular causando, como muitos já sabem, a famosa incontinência urinária durante ou no final da gestação.

 

 

 

Então, porque a gestação requer um cuidado especial com exercícios abdominais?

 

A fraqueza muscular do períneo mais a fadiga causada pela gestação afeta diretamente a estrutura muscular do abdome. Se você não tiver uma ativação muscular saudável do períneo também não obterá uma ativação saudável da musculatura abdominal, ou seja, a força exercida para conseguir erguer o tronco do solo será transferida para outros músculos, principalmente para a coluna vertebral.

Este ciclo de ativação muscular prejudicada de períneo e abdome faz com que outras estruturas, não aptas para este exercício, se adaptem para esta nova função, gerando dores e desconfortos no corpo além de aumentar a fraqueza muscular em períneo e abdome. Surge portanto, uma frase frequente das gestantes: “- Eu treino meu abdome de tudo quanto é jeito e sinto que ele não é trabalhado, além de eu ficar com dor nas costas. Ele continua fraco. O que eu faço de errado? Preciso parar de fazer exercícios para o abdome?”

 

Não. Não é preciso parar de fazer exercícios para o abdome. É necessário reaprender a fazê-los nesta nossa fase que é a gravidez.

 

Reaprendendo a fazer exercícios abdominais na gravidez

 

1) Fortalecer o músculo períneo.

 

Existem exercícios específicos para trabalhar a musculatura do assoalho pélvico. Com uma boa avaliação física de um fisioterapeuta, é preciso primeiro saber como está o seu períneo. É fundamental saber qual abordagem é necessária da fase em que a mulher se encontra. Existem exercícios com aparelhos de eletroterapia para mulheres que não tem nenhuma ativação do períneo; exercícios para propriocepção para mulheres que não conseguem fazer a contração; e exercícios para fortalecimento. Veja alguns exercícios no GUIA DE EXERCÍCIOS do site.

 

2) Trabalhar a ativação muscular de períneo mais abdome.

 

Existem exercícios de base para começar a trabalhar esse novo sistema de exercícios abdominais em conjunto com o períneo. Após aprender a contrair o períneo junto aos exercícios abdominais em solo, é possível variar a quantidade de exercícios que existem para o fortalecimento do abdome, inclusive os utilizados durante a prática de Pilates.

 

Assim é feito um trabalho completo para fortalecimento da musculatura abdominal de forma saudável e eficaz. É preciso muita atenção ao fazer exercícios na gravidez. O períneo deve ser sempre ativado e trabalhado de forma totalmente eficaz em qualquer atividade física.

 

Alerta: Se começar a sentir cansaço, dor ou desconforto na coluna lombar ou quadril, procure um fisioterapeuta para a orientação correta dos exercícios.

 

Exercícios abdominais na gravidez é saudável e fundamental, desde que sejam feitos da forma correta.

 

Procure a orientação de um fisioterapeuta na área da saúde da mulher.

 

Conheça seu períneo.

 

Por Lilian Sarli

 

Fisioterapeuta Dra. Lilian Sarli

Mestra pela Unicamp / Ortopedia e Medicina Esportiva
Crefito: 123955 - F
 
Gestação Saúde

Paulínia - (19) 3874-2134 / (19) 99267-3331

São Paulo - (11) 3938-1444 / (11) 98607-3430 

SFbBox by cox plate

Envie um e-mail